Bobó de camarão em Barcelona

Como toda brasileira morando fora da terrinha, de vez em quando bate uma nostalgia e uma vontade de introduzir os gringos a nossa cultura. 

 Apesar de não comer comida brasileira no dia-a-dia (dá muito trabalho!), eu gosto muito dos nossos pratos e costumo preparar algo especial para os amigos estrangeiros. Nada melhor do que apresentar um canadense, americano ou europeu à delícias como brigadeiros, beijinho de coco, pavê, carreteiro, galinhada, etc. Mas o meu prato favorito é o bobó de camarão. Fácil de fazer e sempre um sucesso. 

Uma das coisas que eu tenho gostado muito aqui em Barcelona é a qualidade dos peixes e frutos do mar. Quase todas as vezes que saímos para comer fora eu peço peixe e por enquanto não me decepcionei. Passei até a comer lula, coisa que nunca havia gostado. Hmmm, nada como um calamare a la romana… Bom, com tantos frutos do mar dando sopa, não pude deixar de me sentir inspirada e estou pensando em convidar os novos amigos para uma noite brasileira aqui em casa. Queria fazer esse fim de semana por causa do meu aniversário mas como não planejei nada e nem convidei ninguém, vamos esperar a volta de Madrid. 

O cardápio será o seguinte:

Petiscos

salaminho, provolone com orégano, azeitona, bolinhos de arroz (um sucesso no exterior)

Prato principal

Bobó de camarão, servido com arroz

Sobremesa

Pavê de chocolate

Bebidas

Guaraná, caipirinha, vinho (a unica coisa não-brasileira, mas também, ninguém é de ferro…)

Hoje dei uma saída e encontrei leite de coco (sococo), azeite de dendê e guaraná. Falta só encontrar a mandioca pois o resto é facilmente encontrado em supermercados. 

Hmmm… mal posso esperar!

Author: guerson

Born and raised in Brazil, a Canadian stole my heart and took me to Canada in 1999. After seven years between Montreal and Toronto, we then moved to Barcelona, Spain, where I did research for my PhD thesis. This blog began as a chronicle of our adventures while living in Barcelona and exploring the old world and has acquired a life of its own after we moved back to Canada.

7 thoughts on “Bobó de camarão em Barcelona”

  1. Hey. some of us can’t read Spanish! By the way how about sending a picture of the new campers! Lucky girl.

  2. hmm, taí uma boa idéia! Nunca fiz moqueca mas não me parece nada complicado… Como eu ainda não encontrei mandioca, vai moqueca mesmo! Depois aviso o resultado ;)

  3. Moqueca é manha.. tranquilim: corta cebola, tomate e pimentão (vermelho e verde) em rodelas, tudo meio grossinho. Aquece a panela, joga azeitinho e um pouquinho de dendê, faz caminha de cebola. Deita as postas de peixinho, cobre com mais cebola, o tomate e o pimentão por último. Põe pimenta. Tipo dedo-de-moça ou qualquer chilli fresco. Sal. Um dedinho de água, pra dar mais caldinho. Rega com dendê e deixa lá. Um pouquinho antes de desligar o fogo, dá uma regada com o leite de côco. Desliga, joga coentro. Diliça!!!

  4. Oiii… tava procurando algum lugar que vendesse azeite de dende aqui em barcelona e econtrei seu blog, vc poderia me dizer por favor onde foi que vc encontrou o azeite de dende aqui em barça??
    brigadao

    Camila

    1. Oi Camila,

      Agora vc me pegou… vou procurar e ver se encontro o endereo certo mas eu encontrava muitos produtos latino-americanos (incluindo leite de coco e azeite de dende) em uma lojinha em Gracia. Eu no lembro o nome da rua, s lembro que ela corria paralela a Pl. de la Revoluci, olhando para a c/ Verdi, a sua direita, perto do mercado de Gracia (Mercat de l’Abaceria Central). Talvez seja o C/ de Torrijos. No sei mesmo. Vale a pena visitar o mercado tambm; no fica cheio de turistas como a boqueria e no meio tem uma barraca que vende s frutas e verduras mais tpicas da america do sul. Era onde eu comprava mandioca. Outro lugar onde talvez vc encontre esses produtos na Boqueria. L dentro mesmo tem uma barraca que vende vrios produtos latino-americanos.

      Espero que isso ajude… Me diga se encontrar…

      Um abrao,

      Alexandra

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s