Random saturday pics

Saturday we went to Kensington Market for coffee and a chat – we always run into someone willing to discuss the problems of the world there – and I snapped a few pictures. It wasn’t really photo shoot day since we left very late and the light was too harsh. But since there’s no end of neat things & people at Kensington, I couldn’t really keep myself from snapping at least a few shots:

Toronto People

this lady was sitting in front of us in the streetcar and I loved her colours… We then made it into Louie’s, our favourite spot to sit, chat, and watch the world go by… literally…

coffee at Kensington

coffee at Kensington

Across from Louie’s there’s a fruit stand and everybody stands or meets friends at that corner…

Friends

This guy was really cute, he kept walkign around and I wish I could have taken a better picture of him:

People

But the best thing that day was the green car. Some activists took a car, hollowed it and filled it with dirt. They then proceeded to make a garden out of it. Very funny:

Green car

Green car

Green carGreen car

We then went to BCE Place to meet a friend. They had had a party the day before and left some giant balls hanging from the ceiling. It was beautiful! One of those occasions I wished I had a wide angle lens…

BCE placeBCE place

Everybody stopped to take pictures…

people

Tomorrow we move our personal stuff to the apartment. Wednesday the truck comes with the stuff from storage. Can’t wait!

Author: guerson

Born and raised in Brazil, a Canadian stole my heart and took me to Canada in 1999. After seven years between Montreal and Toronto, we then moved to Barcelona, Spain, where I did research for my PhD thesis. This blog began as a chronicle of our adventures while living in Barcelona and exploring the old world and has acquired a life of its own after we moved back to Canada.

3 thoughts on “Random saturday pics”

  1. Oi,

    Alexandra, tudo bom?

    Sempre visito seu blog (primeiro pela Denise do SdE) e vou sair do anonimato e comentar porque achei as fotos liiiiindas. Muito bonitas, mesmo.

    Eu sempre me sinto meio assim-assim de fotografar pessoas nas ruas, penso que estou invadindo um pouco a privacidade delas, embora fique morrendo de vontade. Com você acontece isso ou é só frescura minha?

    Bjs

  2. Oi Raquel,

    Seja bem vinda! Obrigada pelo elogio!! Olha que eu achei essas fotos – com exceção da foto da senhora africana, que eu gostei bastante – bem mais ou menos. O dia não estava muito bom para fotos e eu não pensei muito antes de clicar… Mas fico feliz em saber que alguem gostou!

    Eu ADORO fotos de pessoas. Quando eu vou a uma exposição ou folheio um livro de fotografia as fotos que me chamam mais atenção são as fotos abstratas e as fotos de pessoas. Mas com certeza é super difícil, principalmente no início. Eu sou super tímida e, antigamente, quando tirava fotos com zoom, eu tentava tirar de longe, discretamente. Mas quando estava em Barcelona eu comprei uma lente de 50mm de excelente qualidade para minha camera e isso mudou muito a forma que eu fotografo. A lente de 50mm é o que se chama lente “normal”, ou seja, a visão que vc tem pelo viewfinder é o mesmo que vc ve a olho nu, nem mais perto, nem mais longe. Para tirar boas fotos de pessoas eu tinha que chegar bem perto mesmo, interagir com as pessoas. Eu ainda perco boas oportunidades por não querer pedir às vezes, mas estou melhorando muito. Eu simplesmente levanto minha camera, miro a pessoa e se ela percebe que estou ali eu simplesmente sorrio e levanto meu dedão fazendo sinal de ok. Se ela diz não, eu faço cara de pedinte, bem simpática e a maioria das pessoas não se importa.

    Essa linguagem corporal é universal e vc pode usa-la em qualquer parte do mundo. Não precisa nem saber falar o idioma local ;)

    Quanto a privacidade… bom, conversando sobre isso com uma fotografa profissional que se especializa em tirar fotos de pessoas e é formada em fotojornalismo, ela me disse que é permitido tirar fotos de pessoas em lugares públicos sem autorização. Essa mesma pessoa me aconselhou também que as melhores fotos vc consegue depois de interagir um pouco com a pessoa. Por exemplo, se vc vai num mercado e quer tirar uma foto do vendedor, seria interessante parar, conversar um pouco, talvez até comprar algo se houver interesse, e depois disso tudo vc pode sair e tirar uma foto quando o vendedor for atender outra pessoa (se vc quiser uma foto dele interagindo com seus clientes). Dessa forma a sua foto terá mais “historia” e a pessoa fotografada se sentirá menos intimidada já que teve a oportunidade de te “conhecer”.

    Eu confesso que ainda estou aprendendo. Mas sinto que evolui muito nesse ultimo ano.

    Quando quiser deixar um recadinho, sinta-se a vontade!

    Bjos
    Alexandra

  3. Já tentou fazer isso com uma 24mm…na máquina de filme? as vezes você fica tão perto que é impossível não haver uma conexão…os detalhes ficam expostos…a história está lá, mesmo se nenhuma conversa ou diágolo prévio.

    E não há nada mesmo como um sorriso…ou um gesto para quebrar o gelo. As vezes é necessário.

    As fotos estão lindas…

    Daniel

Leave a Reply

