I heart Macs

I love my 12″ Powerbook. I think it’s the best laptop Apple has ever produced. It totally converted both my husband and I into Macs and it’s been my faithful and trusty machine since 2004. Although it still works perfectly, has the latest version of Mac OS X, new memory and a new high speed 100GB hard drive, time has come to upgrade. I’m not a light user – I always have at least 10 programs running simultaneously and a score of web pages. I routinely need to run Adobe CS3 and I do web design and photography work. As much as I didn’t want to admit it, my 12″ Powerbook was starting to show its age and there were things I couldn’t do with it without an extra dose of patience.

It was then that Alan started talking about using computers as a media centre at home. Basically, the idea is to have all our music on itunes and have it connected to a stereo system that can be activated remotely (he found a nifty way of doing this using the ipod touch as a remote control). The initial idea was to get a Mac Mini but once we started pricing everything, it became clear that for a bit more we could get the new laptop I needed and use my old laptop as the multimedia centre. This idea occurred to us last weekend and after a week of researching to make sure the 12″ Powerbook would work well as a multimedia centre, we finally bit the bullet. Today I got my new Macbook.

I know people are sick of hearing Mac fans brag about their computers but I have to say something about one of my favourite features of OS X. Setting up a new Mac. All I had to do was take it out of the box, plug it in to the power supply, turn it on and it asked me if I wanted to migrate from a previous Mac. I said yes, and selected the backup drive I had used to backup my Powerbook earlier this morning. In half an hour (30 minutes!) all the software, files, accounts, EVERYTHING, I had on my Powerbook was installed in my new MacBook. Anybody who has gone through re-installing software, files and setting up internet and network connections knows how amazing that is. I’m happy.

Author: guerson

Born and raised in Brazil, a Canadian stole my heart and took me to Canada in 1999. After seven years between Montreal and Toronto, we then moved to Barcelona, Spain, where I did research for my PhD thesis. This blog began as a chronicle of our adventures while living in Barcelona and exploring the old world and has acquired a life of its own after we moved back to Canada.

15 thoughts on “I heart Macs”

  1. Don´t even tell me about it…

    I have a new PC right there… waiting for a tedious Windows Vista install.

    After Vista, there´s still the network setup and then all the software I have to use.

    Wish Macs were more affordable in Brazil. :(

  2. Chico,

    That was one of the most amazing things I discovered on the macs. About six months after I bought my first mac, a new operating system came out (Tiger). I bought it and prepared to do a clean re-install (format hard drive and install a clean version of the OS). I did a back up of my system on an external hard drive, arranged all the DVDs of the software that I had on my computer and started the process. I popped in the new OS installation disk, followed the prompts, it formatted my hard drive, installed the OS and then asked me that simple question “did you have a mac before? I said yes and then it asked me if I had a back up anywhere. I directed it to the back up drive and voilà! It migrated EVERYTHING. Down to the desktop picture. It warned me that some software might not work properly but everything worked great. I didn’t have to reinstall a single program. I swear I almost cried. I used to have to format my hard drive at least once a year on windows. God knows how many times I had to re-install everything, set up all the network settings once again… This was truly heaven. The other plus side? I never have to format my hard drive and re-install the operating system to get my computer to work well. The only time I go through that is when a new version of the operating system comes out.

  3. Eu ainda tenho um Acer com Windows XP que funcionou bem até eu instalar o primeiro programa, ou seja, a suite de aplicativos do Office.
    Desde então ele virou uma carroça, trava direto, não conecta à Internet…e olha que ele ainda vai fazer 2 anos em março!
    Por mais que você não queria ser consumista, pense em ficar o máximo de tempo possível com as coisas para não jogar fora, simplesmente não dá! Os fabricantes já fazem seus produtos com uma baixa expectativa de vida útil.
    Ontem eu quase saí correndo e fui comprar meu primeiro Mac…ainda bem que já era tarde da noite e as lojas estavam fechadas, mas não sei até quando vou resistir.
    Enjoy your new toy!
    Bjs

  4. Eu tenho exatamente o mesmo problema da Lilly (e parece que o mesmo computador tb!). Com o Office ele ficou bem lentinho e conforme fui instalando mais coisas só piorou.
    Talvez seja defeito do fabricante porque o meu tb não conecta à internet sempre, só quando quer. Às vezes passo dias tendo que usar o laptop do Pedro porque a internet não funciona no meu.
    Acho que o meu já tem 2 anos, o que não considero muito tempo para dizer que ele está ultrapassado. Nisso dou razão à Lilly, fica difícil não fazer parte do mundo consumista com produtos durando tão pouco.
    :(

  5. por isso sempre recomendo um mac pra usuários comuns – o meu powerbook tem quase 5 anos e ainda funciona muito bem. Roda todos os programas que preciso sem travar, conecta bem a internet, tem a versão mais atual do sistema operacional… Uma amiga minha escreveu a tese dela todinha usando um iBook (laptop antigo da apple) que na época tinha 10 anos…

  6. Eu tenho um Vaio que comprei dois dias antes de lancarem o Vista. Confesso que ele era muito mais atraente antes de instalar o Office, e outros programas. Quando ele bater as botas, nao sei o que vou fazer, nao suporto Vista e nao me sinto confortavel usando um Mac.

  7. Todos meus laptops sempre foram uma porcaria, mas baratinhos, espero fazer um upgrade da próxima vez, mas ainda me preocupo com os programas porque uso uma quantidade enorme de piratas, e preciso de todos eles, hoje em dia já tem tudo pro Mac?

  8. Carla

    Por que motivo vc não se sente confortável? Vc já usou um mac por mais de duas semanas? Pergunto pq antes de comprar o meu, eu só tinha usado mac uma ou outra vez na biblioteca da faculdade e não tinha gostado nem um pouco. Eu não sabia direito onde ficavam as coisas, me senti meio perdida, o que não foi uma sensação muito agradável para uma computer geek como eu. Mas depois que comprei o meu, em uma semana essa sensação inicial passou e eu passei a ver como tudo era infinitamente mais fácil no mac…

  9. Denise

    A compatibilidade com programas foi uma das minhas maiores preocupações antes de comprar meu mac. Na época, o objetivo principal era comprar um laptop pequeno que me permitisse fazer anotações quando estivesse na biblioteca. Tudo o que eu precisava era o Office e alguns programinhas de gerenciamento das minhas fontes bibliográficas. Eu tinha um desktop relativamente novo e planejava continuar usando-o como meu computador principal. Comprei o Office para Mac com o computador e confesso que gostei muito mais da versão Mac dos programas do Office, com a exceção do Entourage, que é o Outlook do Office para Mac.

    Com o tempo, fui descobrindo outros programas e vendo que tudo o que eu fazia no meu PC, eu poderia fazer no meu Mac. Como eu gostava de trabalhar nele muito mais do que no PC, com o tempo parei de usar o desktop. Ficou literalmente às moscas. Acabei passando adiante.

    O que vc pode fazer é uma lista de todos os programas que vc usa para ver se são compatíveis. Eu tinha um ou outro programa de menor importância que não havia versão pra mac mas aí foi só fazer uma pesquisa e achar um outro programa criado para o OS X que fazia a mesma coisa. Aliás, descobri um mundo de softwares desenvolvidos por empresas pequenas exclusivamente para mac que são fantásticos. O meu programa de gerenciamento de fontes bibliográficas, por exemplo, é melhor do que qualquer versão para windows no mercado. O mesmo para a minha base de dados que uso pra organizar a minha tese.

    E hoje em dia, se tiver algo que vc realmente não possa viver sem, os macs atuais permitem que vc instale windows e rode tanto windows quanto OS X.

  10. Só por curiosidade, qual o programa que você utiliza para gerenciar as fontes bibliográficas?

    .
    .
    .

    Já usei Macs com uma certa frequência e não vejo problema nenhum em migrar para a patlaforma… mesmo sendo desenvolvedor MS :)

    Basta instalar Windows e pronto, tudo estará lá.

    A questão dos problemas com Windows é bem controversa. Meus anos de suporte deixaram bem nítida a idéia de que boa parte dos problemas vem do usuário, e não do SO em si. Já os problemas de hardware possuem outras explicações e elas certamente são uma das causas pelas quais a Apple restringe o hardware no qual seu SO roda.

    Tenho algumas máquinas rodando Win e nem mesmo lembro o último vírus ou o último grande problema de SO. Agora mesmo uso um Pentium III 700 MHz, 30GB de HD e 256 de RAM, rodando Win XP. Nele tenho Office e boa parte das minhas ferramentas de programação. Uso Wi-Fi, 3G, bluetooth e o fato de não ser usuário de ferramentas gráficas (Photoshop, Corel, etc) contribui para este DELL velhinho ainda estar firme e forte no batente. Detalhe: Mesmo não tenho a velocidade do Quad Core 64 bits com 4 Giga de RAM ali na outra mesa, esse velhinho não é uma lesma. Minhas atividades online são concentradas nele.

    A portabilidade de programas do Mac é realmente incrível. Só não gosto do preço… Penso muito no custo benefício. Além disso, o Windows não me impede de fazer absolutamente nada.

    Como todos sabem, Win não é perfeito. Problemas de hardware são inerentes à plataforma. Já vi usuários Mac aqui no Brasil com sérios problemas de hardware e como o respeito ao cliente aqui está bem distante dos níveis encontrados nas Apple Store dos EUA e Canadá, isso invariavelmente resulta em um belo prejuízo financeiro, além da longa espera pelas peças de reposição.

    Morasse eu em país com Apple Store, muito provavelmente teria um Mac, apesar da Apple Tax não me agradar muito.

  11. Chico,

    Eu também nunca tive problemas com meus computadores rodando Windows. Tinha anti-virus atualizado, rodava tudo o que eu queria sem muitos problemas. É claro que de vez em quando eu tinha que fazer uma manutençãozinha e formatar o HD para que ele continuasse rodando bem. Não foi por estar dissatisfeita com o Windows que eu migrei pro Mac em 2004. Na época, eu simplesmente precisava de um laptop de 12″ que tivesse wi-fi. Eram poucos os laptops de 12″ no mercado então e no final acabei tendo que escolher entre um da Dell e o Powerbook da Apple. Eu não queria migrar pra Apple. Procurei tudo que é motivo pra justificar não comprar o Powerbook. Mas no final, por ironia do destino já que sempre se comentam dos preços dos produtos Apple, era o laptop mais barato que incluia tudo o que eu queria. Foi muito a contragosto que eu me vi convertida.

    Mas vc tem toda razão em relação à falta de suporte no Brasil. Isso realmente pode complicar a vida de quem tem um mac aí.

    Quanto ao programa de gerenciamento de fontes bibliográficas – uso o Bookends. Dá uma olhada: http://www.sonnysoftware.com/
    Ele dá show no EndNote que é o programa mais popular no mundo windows. Outro programa que eu não saberia viver sem é o DevonThink Pro – http://www.devon-technologies.com/

    O suporte de ambos é fantástico.

  12. Ótimas informações! :-)

    Eu uso muitos programinhas de edição de web, de imagem, de vídeo, de som, além disso sou uma “seriously” pirata, então uso mil codecs e programas pra compatibilizar com todos os filmes que pesco pela internet.

    Meu computador é ruim mesmo, porque foi super barato, custo 500 dólares, queríamos um pra cada um, e não fizemos questão de nada muito caro, apesar de precisar de boa velocidade e espaço de disco, que esse tinha (estava numa super promoção). Mas tenho problemas de todo tipo com ele e, mesmo tendo pago dois anos de garantia, estamos fritos porque a Circuit City faliu…

    Beijocas e boa semana!

    ps.: Alexandra, me escreva sobre o brinco, OK? :-)

  13. Alexandra, eu ja usei Mac sim, por dois anos, mas um desktop. Nao era uma maquina nova, faz bastante tempo, e acabei convencendo meus chefes a trocar pra um PC. Minha supervisora tem um mac muito elegante, devo dizer, muito atraente. Mas eu nao me aventuro muito nele nao.
    Eu sei que a gente se adapta a tudo, mas a ideia de me adaptar a um computador me da arrepios. Eu gosto de saber onde estou navegando…hehehe.
    Apesar de toda resistencia, eu vou acabar migrando sim. Quando comprei o Vaio achei que tava comprando quase um Mac, mas descobri que nao e bem assim. A maquina deixa de ser tao atraente quando a gente instala os programas, e olha que eu sou uma usuaria simples, tento mante-lo o mais limpo possivel de programaas duvidosos. O ultimo que fez meu computador ficar uma carroca foi o Endnote. Vou dar uma olhada no Bookends.

  14. I was talking to a friend the other day about the difference between the Windows and Mac environments, and I told her, “having a Mac is like having an extra appendage. Having a PC is like having a prosthesis. You might use them for the same exact tasks, but it will never feel as natural, as intuitive on the PC as it does on the Mac.” And nowhere is that more true than when you switch from one Mac to the next.

Leave a Reply

